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Nós passamos pelas ruas que iam dar à escola de Monserrate. Divertimo-nos muito durante a caminhada.
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Na sala da biologia estivemos a fazer experiências com os 5 sentidos: tato, audição, visão, olfato e paladar.
No sentido do tato havia 5 caixas e tínhamos de tentar sentir se era agradável, desagradável, macio, pegajoso, ...
Para a audição tínhamos de tentar adivinhar a quem pertenciam os sons dos animais que ouvíamos. Era muito difícil!
Cheirámos ervas como a alfazema, salsa, aipo, tominho e devíamos dizer se os cheiros eram agradáveis ou desagradáveis.
Na sala de física havia uns balões com água e corante de várias cores (o corante era só para fazer bonito). Os balões estavam colocados em ordem crescente consoante o volume que tinham de água. Quando tocávamos com a vareta os sons eram graves vinham dos balões com mais água porque havia menos vibração e os sons agudos vinham dos balões com menos água porque tinham mais espaço e havia mais vibração.
Neste tanque estavam barcos que andavam graças à água que aquecia a partir de uma vela e libertava ar pelas palhinhas. O vapor de água era a energia que fazia o barco andar na água.
Nesta mesa estava uma rampa feita de placas de madeira: uma tinha altos e baixos (relevo) que criava atrito e impedia os carros de andar depressa, a outra era lisa e os carros, sem atrito, deslizavam rapidamente.
As palavras destacadas foram as que aprendemos nesta visita
Luís Pedro,
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