Hoje, dia 15 de outubro, é o Dia Mundial da Bengala Branca, símbolo de independência, liberdade e confiança das pessoas cegas.
Este dia serve, por exemplo, para sensibilizar as questões com as acessibilidades no espaço público.
Este dia serve, por exemplo, para sensibilizar as questões com as acessibilidades no espaço público.
Gonçalo
Nobre
Logo de manhãzinha fomos à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, onde tivemos o prazer de estar com a Dra. Paula que é uma das responsáveis desta biblioteca e é uma pessoa cega."Os ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares foi o livro escolhido para uma leitura conjunta. Este livro estava adaptado para pessoas cegas: era em braille e tinha uma capa com com muita textura.O Luís acompanhou a leitura e todos nós relembrámos a história de uma galinha que foi capaz de ser mãe de coração e não olhou às diferenças dos seus filhos.
Depois quisemos saber tudo: como se orientava, como escolhia a roupa, como cozinhava e fazia as outras lidas da casa, como escrevia, como andava com a Lina, a cadela, como trabalhava com o computador, como telefonava, como via as horas... E ficámos admirados com as capacidades que têm de se desenvolver: organização, persistência, desenvolvimento de todos os sentidos...
A Bengala Branca
A Bengala branca é
uma bengala que é própia para cegos que necessitam dela para se orientarem quando
vão á rua.
Para se usar essa bengala é preciso tato e audição, ou um
cão guia.
HELEN ADAMS KELLER
Pesquisa de Rafael Araújo
Sem comentários:
Enviar um comentário