quinta-feira, 21 de março de 2013

Poesias sobre o mar


O MAR

No mar se esconde
Um barco afundado
Feito de muito ouro
E um tesouro roubado.

Um barco de neptunos
Com lindas sereias
Revezam-se em turnos
Com grandes ideias.

Vão conquistar o mundo
Com a sua enorme beleza
Mostrar grandes riquezas
Que existem nas profundezas

Na margem do sonho
Do outro lado do mar
Alguém me estremece…
Toca a acordar!
 Gonçalo Nobre


 Sou uma sereia

Eu sou uma sereia
E tenho medo da moreia
Ela é grande e muito feia
E de malvadez está cheia.

Encontrei um amiguinho
Ele é muito fofinho
Dei-lhe um beijinho
Era um belo golfinho!

Com meu amigo golfinho
Naveguei por todo o mar
Conheci um cavalo-marinho
Novas aventuras, fomos procurar.
Joana Wing


O rei dos mares

Eu sou o Neptuno
Eu sou o rei do Mar.
Eu não faço turno
Ando sempre a reinar.

Vou falar com o tubarão.
Vou chamá-lo à razão
Para não ser comilão,
Senão vai haver confusão!
                      
                                 Tomás Gonçalves Magalhães


No mar eu gosto de nadar
Com os peixes a mergulhar.
Eu agora vou passear
no maravilhoso mar.

Eu adoro o mar
nadar, nadar, nadar
nas ondas surfar
até me cansar.
                                            Rafael Barbosa Araújo,


Sob o mar, nadar
Ver o cavalo-marinho
O macho a por os ovos
Bem de mansinho

Sereia a saltar
Com golfinhos a nadar
Estrelas a brilhar
Piratas a lutar
E Neptuno vai reinar



Ariel a sereia
Fica com o pai Tritão
E canta o refrão
Enquanto a baleia
Dá uma tareia
Ao tubarão

O mar é um sítio para sonhar
As algas a dançar
E as sereias a cantar
Uma banda está-se formar
                              Bia


Um dia fui para o mar
Levei a guitarra para tocar.
Apareceram as sereias
Que se puseram a cantar
Fui com elas lanchar.

Os pratos eram vieiras
As facas de lingueirão
As colheres de mexilhão
Foi um rico dia
Cheio de alegria.
Tiago Lário

Sem comentários: