terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia Mundial da Bengala Branca

Hoje, dia 15 de outubro, é o Dia Mundial da Bengala Branca, símbolo de independência, liberdade e confiança das pessoas cegas.
Este dia serve, por exemplo, para sensibilizar as questões com as acessibilidades no espaço público.
Gonçalo Nobre
 Logo de manhãzinha fomos à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, onde tivemos o prazer de estar com a Dra. Paula que é uma das responsáveis desta biblioteca e é uma pessoa cega.
 "Os ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares foi o livro escolhido para uma leitura conjunta. Este livro estava adaptado para pessoas cegas: era em braille e tinha uma capa com  com muita textura.O Luís acompanhou a leitura e todos nós relembrámos a história de uma galinha que foi capaz de ser mãe de coração e não olhou às diferenças dos seus filhos. 
Depois quisemos saber tudo: como se orientava, como escolhia a roupa, como cozinhava e fazia as outras lidas da casa, como escrevia, como andava com a Lina, a cadela, como trabalhava com o computador, como telefonava, como via as horas... E ficámos admirados com as capacidades que têm de se desenvolver: organização, persistência, desenvolvimento de todos os sentidos... 
A Bengala Branca

A  Bengala branca é uma bengala que é própia para cegos que necessitam dela para se orientarem quando vão á rua.
Para se usar essa bengala é preciso tato e audição, ou um cão guia.



HELEN ADAMS KELLER

Helen Adams Keller, norte amaricana nascida a 27 de julho de 1880. Ficou surda, muda e cega ainda muito nova devido a uma doença da época conhecida pela febre cerebral. Mais tarde conhecida como escritora por vários artigos a favor das pessoas portadoras de deficiência. 

                                                          Pesquisa de Rafael Araújo


Sem comentários: