terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Maratona das cartas

No mês de novembro, a turma do 4f da escola da avenida participou no projeto "Maratona das Cartas" promovida pela Amnistia Internacional. A maratona das cartas consistiu em  enviar cartas para pressionar o governo dos países  onde há pessoas que estão presas indevidamente. 
As pessoas este ano escolhidos foram  Yorn Bopha,  Ihar Tsikhanyuk , Nabi Saley  e o Eskinder.
Eskinder Nega é um jornalista etíope preso pala última vez em setembro de 2011 por criticar o governo. Foi condenado a 18 anos de prisão.
A Comunidade de Nabi  Saley é sujeita a perseguição e graves abusos por parte do exército. Foram feridas centenas de pessoas e morreram dois ativistas.
Ihar Tsikhanyuk ativista pelos direitos dos homossexuais foi espancado e preso.
Yorm Bopha é uma ativista do direito à habitação e encontra-se detida por acusações que podem ter sido forjadas.


As cartas foram assinadas pelos alunos, pais e professores para além de termos alargado este projeto ao resto da escola.
Dois alunos  estavam no portão a pedir aos pais dos colegas das outras turmas para assinar as cartas, e outros explicavam qual era a finalidade deste projeto. Foi muito interessante.
Foi com grande orgulho que recebemos a informação da Aministia Internacional que foi dada "ordem de libertação sob caução dada pelo Supremo Tribunal do Camboja à ativista pela habitação Yorm Bopha, ainda em novembro".
                                                                                                                                           Tomás, 

Sem comentários: